Trabalhos 2024-2025
Em Busca da Pilha Perdida…
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
Nome e idade do(s) aluno(s):
Catarina Seabra, nº 5, do 8ºB- 12 anos
Título da BD:
Em busca da Pilha Perdida
Digitalização da história página a página (6 páginas A4: PDF):
Memória Descritiva:
Durante as aulas de CEA Artes foram abordados conteúdos essenciais da comunicação na banda desenhada: estrutura da BD; tipos de balões, onomatopeias, etc. Foi feita uma visita ao site do Eco Escolas, nomeadamente da página “A Geração Depositrão” e foi feita a visualização de alguns trabalhos de anos anteriores, assim como lido o Regulamento do Concurso, o qual foi disponibilizado no Classroom da turma.
Na aula de DT Alunos, a docente de Físico Química e DT abordou a problemática relacionada com a deficiente reciclagem de pilhas e as consequências para o nosso planeta.
A nossa escola tem sido muito dinâmica ao aderir de forma bastante responsável ao desafio do programa Eco Escolas, nomeadamente a Economia Circular, através da recolha e correto encaminhamento de REEE e Pilhas, pelo que é pertinente a participação neste concurso.
Envolvimento dos alunos:
Após terem conhecimento do Regulamento do Concurso de Banda Desenhada "Família Depositrão", subordinada ao tema “Em busca da pilha perdida”, a turma do 8ºB aceitou participar, apesar da complexidade do desafio.
A turma, em assembleia, construiu um possível guião, de forma a que todos pudessem trabalhar o enredo. Foi de imediato criado uma personagem com súper poderes, que foi o ponto de partida para que os restantes alunos e alunas desenvolvessem as suas histórias. A intenção inicial seria construir uma BD com cinco ou seis páginas, coletiva, mas tal não foi possível, dadas as dificuldades em conciliar temas e opções pessoais, daí que optou-se por cada um desenvolver individualmente o seu trabalho.
Os projetos foram apresentados à turma e de seguida os alunos passaram ao trabalho final, de acordo com as medidas fornecidas pela docente.
Descrição dos materiais utilizados:
Os recursos materiais usados nesta criação foram: folhas A4 papel cavalinho, lápis de grafite 2HB, lápis de cor; marcadores.
Idade dos alunos:
28 alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.
Nota: No final, foi selecionado o trabalho da aluna Catarina Seabra, nº 5, do 8ºB, para representar a nossa escola no concurso. Professora de CEA Artes: Maria Alice Abrantes Lourenço e de Físico Química: Helena Arede .
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
