Trabalhos 2024-2025

Em Busca da Pilha Perdida…

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica n.º 2 de Condeixa-a-Nova (Condeixa-a-Nova)

Nome e idade do(s) aluno(s):
Joana Moreira - 11 anos
Matilde Sousa - 12 anos

Título da BD:
Em busca da Pilha perdida

Digitalização da história página a página (6 páginas A4: PDF):

Memória Descritiva:
Memória descritiva
Este trabalho foi realizado pelas alunas do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, Joana Moreira e Matilde Sousa, do 6.º D, no âmbito da atividade «Em busca da pilha perdida», proposto pelo Clube Eco-Escolas e o Projeto Geração Depositrão, em parceria com a ABBAE. Tem como objetivo sensibilizar os alunos a desenvolver atitudes em defesa do ambiente e tomar consciência do impacto das nossas decisões, incentivando os mais jovens a adotar práticas quotidianas sustentáveis.
O trabalho desenvolvido incidiu em áreas diferentes:
● Cada gesto conta
- Apresentar o trabalho aos pares, sensibilizando para a importância das atitudes pessoais e o contributo individual numa ação universal de preservação da biodiversidade.
- Recolha de pilhas usadas junto de familiares, colegas da turma e comunidade escolar para colocar no Pilhão.
● Mais pesa mais ganha
- Pesar as pilhas recolhidas, atribuindo um «prémio» ao aluno que trouxesse para a escola o maior número/ peso de pilhas usadas.
- Divulgação de resultados e atribuição de prémios.
● Criatividade é preciso
- Planificação de uma banda desenhada sobre o tema.
- Procurar apoio técnico dos professores de várias disciplinas.
- Escrever o texto (diálogo) para transpor para o trabalho.
- Desenhar, paginar, colorir.
- Rever e melhorar o trabalho final.
Desafios do projeto:
- Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.
- Incentivo ao trabalho de equipa.
- Vencer, em conjunto, dificuldades de implementação do projeto.
- Aplicar conhecimentos de diferentes disciplinas.
- Saber aceitar críticas e sugestões dos colegas e professores.
- Motivar e envolver colegas na atividade.
- Dificuldade em transmitir ideias e concretizar objetivos.
- Gestão do tempo e cumprimento de prazos.
Este trabalho foi muito importante para a nossa formação académica e o nosso crescimento pessoal. Permitiu tomar consciência das nossas dificuldades e capacidades, mas sobretudo, sentimos estar a fazer parte de um projeto que beneficia todo o Planeta.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios