Trabalhos 2024-2025
Em Busca da Pilha Perdida…
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)
Nome e idade do(s) aluno(s):
José Luis Saldanha Silva - 11 anos
Luísa Ribeiro Monteiro - 11 anos
Título da BD:
“Onde está a pilha?”
Digitalização da história página a página (6 páginas A4: PDF):
Memória Descritiva:
Memória Descritiva: *
processo de elaboração da história (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos)
1- Apresentação de exemplos de banda desenhada.
2- Tempestade de Ideias e discussão em sala sobre:
Quem será o personagem principal?
Qual é o problema da história (ex: perdeu uma pilha)?
Em que lugares ele vai procurar?
Como será a resolução?
3- Produção dos desenhos
- Situação inicial
- Descoberta do problema
- Desenvolvimento (busca, tentativas, pistas)
- Encontro do objeto perdido
Envolvimento dos Alunos
• A atividade favoreceu a colaboração, já que as decisões são tomadas em grupo.
• A abordagem lúdica com banda desenhada estimulou os alunos a participarem ativamente.
• A alternância entre escrita, desenho e oralidade atendeu a diferentes perfis de aprendizagem.
• A criação de personagens e histórias aumentou a motivação e o sentimento de autoria.
Resultado final:
História clara e bem organizada, muito original e divertida, vinhetas bem desenhadas e expressivas e uma boa colaboração de todos os alunos.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
