Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Biodiversidade com REEE
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Turma do terceiro ano, 8 anos
Nome da Espécie escolhida:
Sobreiro
Motivo da escolha da Espécie:
Representativa da flora nacional, com aplicação industrial, de forma sustentável.
Memória Descritiva:
Após apresentação da proposta aos alunos, com leitura e análise do regulamento de participação na atividade, efetuou-se uma votação e a participação foi aprovada por unanimidade. De acordo com os pressupostos do regulamento, realizou-se uma investigação, em grupo, com recurso a computadores com ligação à internet, das principais espécies autóctones em Portugal. Foram apresentadas as conclusões de cada grupo e escolhida a espécie mais aclamada pelos alunos – o sobreiro. Procedeu-se, em seguida, à investigação sobre esta espécie, as suas características e contributos, com reflexões parciais sobre desperdício, sustentabilidade, reutilização e reciclagem. Na etapa seguinte do trabalho, com exploração das dúvidas e curiosidades subjacentes à investigação preliminar, realizou-se um brainstorm, após identificação de materiais passíveis de reutilização, da melhor forma de representar um sobreiro. Procedeu-se, em seguida, a uma primeira abordagem de ideias, com um trabalho a pares de idealização do sobreiro e, após harmonização, iniciou-se o contributo para a escultura final, com recolha de rolhas de cortiça (trabalho já iniciado no âmbito de outro projeto), assim como materiais de desperdício (papel e cartão). Paralelamente, na área curricular Artística foram abordadas, experienciadas e conjugadas técnicas de manuseamento e escultura. Com o contributo de todos os alunos, que individualmente produziram a representação de partes do tronco, ramos e folhas, finalizou-se a construção, com agregação dos contributos individuais.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
