Trabalhos 2024-2025

Upcycling | Biodiversidade com REEE

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola EB1/JI de Megide (Vila Nova de Gaia)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Turma da sala 1 (20) e sala 2 (20) total 40 crianças). Idade: um de Três anos, 3 de quatro e restantes 5 e 6 anos.

Nome da Espécie escolhida:
Ovelha

Motivo da escolha da Espécie:
No âmbito do Projeto Eco-Escolas, as Salas 1 e 2 do nosso estabelecimento de ensino uniram-se para participar na atividade "Biodiversidade com REEE", com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância da biodiversidade autóctone e da reutilização de resíduos elétricos e eletrónicos (REEE) de forma criativa e sustentável.
Após uma pesquisa realizada em contexto de sala, as crianças da Sala 2 escolheram representar uma ovelha, um animal com o qual já tinham estabelecido uma ligação afetiva e pedagógica em atividades anteriores. Durante o mês de janeiro, exploraram histórias e filmes sobre o tema da tosquia, participaram em atividades de expressão plástica e oral relacionadas com o animal, criando assim um vínculo natural que motivou a escolha da ovelha como símbolo da nossa biodiversidade.

Memória Descritiva:
A primeira fase do projeto consistiu na criação de uma ovelha com materiais reutilizáveis diversos, como garrafões e garrafas de água, rolos de papel higiénico, rolhas, tampas, caixas de ovos e outros elementos do quotidiano. Esta primeira escultura serviu como modelo e inspiração para a segunda fase do trabalho, já direcionada especificamente para o desafio do concurso: a construção de uma escultura com exclusiva utilização de resíduos REEE não perigosos.
Com o envolvimento das famílias, foram recolhidos diversos equipamentos em fim de vida, como um tablet, um portátil, teclado, fios, cabos, ratos (usados como orelhas), um secador (cabeça), uma torradeira e fones (para representar os olhos). Estes materiais deram forma à nossa ovelha tecnológica, uma fusão criativa entre a natureza e a tecnologia, demonstrando que é possível dar uma nova vida a objetos inutilizados, promovendo a consciência ambiental desde a infância.
Este projeto não só permitiu trabalhar conteúdos relacionados com a biodiversidade e o meio ambiente, como também desenvolveu competências como o trabalho em equipa, a criatividade, a cidadania ativa e o respeito pelo planeta. A ovelha construída é muito mais do que uma escultura: é um símbolo do compromisso das nossas crianças com um futuro mais sustentável.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios