Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Biodiversidade com REEE
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
9/10 anos - 4º ano
Afonso Rocha
Ariana Matos
Carolina Barbosa
David Barbosa
Dinis Oliveira
Dinis Paiva - 10 anos
Emanuel Leal - 10 anos
Gonçalo Neto
Íris Dias
Leandro Ferreira
Leonardo Neto
Leonor Moura
Letícia Nunes
Luciana Medjeldi
Mara Ferreira
Mara Sousa
Martim Pinho
Martim Cruz
Rodrigo Barbosa
Rodrigo Abreu
Salvador Ferreira
Santiago Silva
Nome da Espécie escolhida:
Coruja
Motivo da escolha da Espécie:
Os Sons do Silêncio no Ecossistema
Na quietude dos céus noturnos portugueses, a coruja emerge como um símbolo silencioso da resiliência ecológica. Esta escultura homenageia a coruja — uma espécie autóctone essencial para o equilíbrio dos ecossistemas — e a sua ligação simbiótica com os desafios e oportunidades da gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) em Portugal.
Mais do que uma simples ave noturna, a coruja representa a vigilância sobre os ciclos da natureza e o impacto da ação humana sobre a biodiversidade. Integrando materiais provenientes de REEE reciclados, esta obra sublinha a urgência de uma economia circular e de uma consciência ambiental ativa, alertando para os perigos invisíveis do desperdício tecnológico.
“Os Sons do Silêncio no Ecossistema” convida a refletir sobre como o ruído do consumo moderno pode ameaçar o equilíbrio ecológico — e como, através da reciclagem e do respeito pelas espécies nativas, podemos devolver à natureza a sua harmonia silenciosa.
Memória Descritiva:
Inicialmente os alunos investigaram sobre que animal poderiam fazer a escultura. Em seguida fizeram "croquis", perspetivando como a podiam construir.
Tendo em conta que fazemos recolha de eletrodomésticos e equipamento eletrónico em fim de vida, deslocaram-se ao local onde está armazenado o material para abate e retiraram algumas peças para aplicar na sua escultura. Inicialmente fizeram um suporte em papelão e depois criaram a estrutura fina, colando elementos/ materiais já descritos acima.
Foi uma experiência fantástica para os discentes.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
