Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Biodiversidade com REEE
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Neste projeto participaram as crianças das salas 1 e 2, da EB Carlos Bernardes, com idades compreendidas
entre os 3 e os 6 anos.
Nome da Espécie escolhida:
A espécie escolhida é o veado vermelho – Cervus elaphus
Motivo da escolha da Espécie:
A escola Básica Carlos Bernardes situa-se no concelho de Torres Vedras, concelho vizinho de Mafra onde a espécie autóctone escolhida, o veado, é relativamente comum na conhecida Tapada de Mafra assim como no Parque Biológico da Serra da Lousã. Esta espécie de pelagem castanha- acinzentada no inverno e mais avermelhada no verão, é o maior mamífero em estado selvagem no nosso país.
Memória Descritiva:
As crianças aderiram ao projeto com entusiasmo e numa 1ª fase fizemos uma pesquisa na internet sobre a espécie escolhida e o facto de poder ser observada aqui, tão perto, foi um dos principais fatores que levaram à sua escolha.
A 2ª fase do projeto foi a investigação sobre o que são REEE (resíduos de equipamento eléctrico e electrónico). Uma vez que a escola tem um ponto de recolha de eletrodomésticos, Depositrão, a sua recolha acabou por ser facilitada.
Foi a 1ª vez que utilizamos este tipo de resíduos, por isso as crianças tiveram alguma dificuldade a adaptá-los ao fim a que se destinavam. Acabou por ser um grande desafio para todos.
Depois de recolhidas as informações, as crianças passaram à fase de execução do projeto.
• Fazer um esboço da espécie escolhida, o veado
• Recolher os REEE necessários para a sua execução.
• Fazer um “ esqueleto” com materiais de desperdício (rolos e cartão).
• Revestir o “esqueleto” com os REEE escolhidos.
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