Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Biodiversidade com REEE
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Colégio Monte Flor (Oeiras)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Turma do 2º ano, 25 alunos entre os 7 e os 8 anos
Nome da Espécie escolhida:
Ganso Bravo (Anser anser)
Motivo da escolha da Espécie:
Os alunos escolheram o ganso por ser uma espécie conhecida da nossa fauna, frequentemente observada nas frequentes idas ao Jamor. Além disso, a escolha do ganso serviu como ponto de partida para refletirmos sobre a importância da preservação das aves e dos seus habitats naturais.
Memória Descritiva:
O processo de construção do ganso iniciou-se com uma fase de sensibilização sobre os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e os seus impactos ambientais. Em seguida, os alunos participaram na recolha de materiais, com o apoio das famílias e também através da seleção de elementos depositados no depositrão do colégio, promovendo uma verdadeira economia circular.
Numa fase posterior, foi feita uma análise da morfologia do ganso e um esboço da sua forma. A estrutura principal foi montada a partir do tambor de um caixote de fraldas, ao qual se adicionaram um secador de cabelo, colunas de computador, pilhas e placas eletrónicas, cuidadosamente encaixados e fixos com materiais reaproveitados. As redes velhas serviram para um apontamento no corpo e o cartão foi utilizado para as patas e para as penas.
Os alunos participaram ativamente em todas as fases do projeto, desde a pesquisa e recolha dos materiais até à construção final. O trabalho foi desenvolvido em grupo, promovendo a criatividade, o pensamento crítico e o respeito pelo ambiente, com foco na valorização dos resíduos e na biodiversidade.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
