Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Biodiversidade com REEE
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Ana Teque Leitão, Clara Miranda Vaz, Constança Lopes Magalhães, Mariana Teque Leitão; 8ºE; 13/14 anos.
Nome da Espécie escolhida:
Abelha - Apis mellifera
Motivo da escolha da Espécie:
A escolha da abelha teve a sua origem num trabalho, mais vasto, efetuado por turmas do 5º ano em Cidadania e Desenvolvimento. Ao longo do ano estudaram o ciclo de vida e a importância das abelhas, estiveram com produtores, e no final fizeram uma interessante exposição, na Biblioteca, com prova de diferentes tipos e mel, aberta a toda a comunidade.
Quando se teve de decidir o tema, alguns alunos sugeriram representar a abelha e as flores onde colhem o mel.
Memória Descritiva:
Os alunos foram orientados no sentido de pesquisarem sobre o animal escolhido, e concluíram, que apesar de bastante comum em todo o mundo e especialmente na Europa a abelha, Apis mellifera, também está ameaçada de extinção, por perda de habitat e uso excessivo de produtos químicos na agricultura.
Decidiram representá-la no seu habitat e por isso a escolha de placas eletrónicas (resíduos das oficinas de Eletricidade e Eletrónica) para representar o solo e fios elétricos de diferentes cores, com predominância para o amarelo, a representar as flores mais comuns nos nossos campos e onde vão colher o pólen e são importantes para a polinização. Em grupos foram usando os materiais à disposição e no final fez-se a escolha por votação do trabalho a enviar.
Os alunos foram bastante empenhados na tarefa e demonstraram interesse pelo tema. Muitos ficaram surpresos pelos problemas que encontraram relatados e que se colocam na atualidade em relação a este animal tão importante na cadeia alimentar.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
