Trabalhos 2024-2025

Upcycling | Biodiversidade com REEE

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Alternância - Escola Profissional (Matosinhos)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Nailze Matos - 18
Emilene Lopes - 18
Erica Semedo - 19
Leide Furtado - 18
Ivanildo Bastos - 19
Celine Correia - 17
Melany Mendes - 18
Celdrik Lima - 18
Tiago Almeida - 19
Katiliana Santos - 19
Edson Borges - 17
Diogo Ribeiro - 17
Dionisio Monteiro - 18
Liane Conceição - 17
Mercedes Machado - 16

Nome da Espécie escolhida:
Canis lupus signatus

Motivo da escolha da Espécie:
Escolhemos o lobo-ibérico como tema da nossa escultura por ser uma espécie emblemática da fauna portuguesa e um símbolo da vida selvagem que precisa de proteção. Este animal, que vive principalmente no norte e centro de Portugal, está ameaçado devido à destruição do seu habitat e à ação humana.
Ao representá-lo com materiais reciclados, quisemos alertar para a importância de preservar a biodiversidade e mostrar que, através da reutilização de resíduos eletrónicos, podemos contribuir para um planeta mais equilibrado e sustentável. O lobo-ibérico representa também a força, a liberdade e a ligação à natureza — valores que queremos transmitir com o nosso trabalho.

Memória Descritiva:
Projeto: Geração Depositrão B – Escultura Lobo-Ibérico com Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE)
Título: O Uivo da Reciclagem
A crescente produção de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) representa um dos maiores desafios ambientais da atualidade. Este projeto alia a educação ambiental à expressão artística, sensibilizando os alunos para a importância da reciclagem através da construção de uma escultura de um símbolo da Biodiversidade Autóctone de Portugal (Fauna ou Flora). Ao reutilizar materiais eletrónicos em desuso, pretende-se reforçar a consciencialização para a proteção da fauna e para a responsabilidade ambiental individual e coletiva.
Objetivo: Construir uma escultura de um lobo-ibérico, utilizando predominantemente REEE não perigosos, com o intuito de:
• Promover a reutilização criativa de resíduos.
• Sensibilizar para a proteção do lobo-ibérico, espécie emblemática da Península Ibérica.
• Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo entre os alunos.
Memória Descritiva:
Autores: Alunos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, 1ºA
Docentes orientadores: Ana Carla Santana, Ana Raquel Martins, Andreia Duarte, Cristina Oliveira e Tiago Martinho.
Materiais utilizados:
Para a construção da escultura do lobo-ibérico, foram reutilizados diversos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), dando uma nova vida a materiais que, de outra forma, seriam descartados. Entre os elementos utilizados, destacam-se:
• Um rato de computador, que serviu como base para a forma da boca;
• Teclas de teclado, aplicadas para criar textura e relevo as patas da escultura;
• Uma ventoinha, que contribuiu para representar elementos decorativos e dinâmicos da figura;
• Placas eletrónicas internas de computadores, utilizadas para formar partes estruturais e dar um aspeto tecnológico à escultura.
• Fios elétricos justapostos para construir a calda do lobo.
A escolha destes materiais teve como objetivo sensibilizar para a importância da reciclagem dos REEE e para a proteção das espécies autóctones, como o lobo-ibérico, promovendo simultaneamente a criatividade e a sustentabilidade.
Metodologia de trabalho:
1. Recolha e seleção dos materiais: os alunos, com o apoio dos professores responsáveis, recolheram equipamentos eletrónicos avariados e peças soltas.
2. Desenho e planeamento: foi elaborado um esboço em escala da imagem do lobo, a partir do qual se definiu a composição em relevo.
3. Desmontagem dos REEE: supervisionados pelos professores, os alunos desmontaram os equipamentos e separaram as peças reaproveitáveis.
4. Construção por camadas: as diferentes partes do corpo do lobo foram construídas com elementos sobrepostos, colados com cola quente e reforçados com pequenos parafusos que ajudaram a fixar as peças.
5. Montagem final e acabamento: a escultura foi montada integralmente sobre a base de cartão, sendo acrescentados pormenores para enriquecer o efeito visual, como a construção de um cenário.
Envolvimento dos Alunos:
Os alunos participaram em todas as fases do projeto, desde a recolha dos materiais até à montagem final. A atividade promoveu o trabalho colaborativo, a partilha de ideias, o desenvolvimento da motricidade, e o contacto com questões ambientais de forma prática e criativa. Cada aluno escolheu um elemento reutilizado e assumiu um papel ativo na conceção e execução da escultura.
Estratégias de melhorias:
A escultura poderia ser utilizada para exposição na escola, acompanhada de uma mensagem educativa sobre REEE e a importância do lobo-ibérico no ecossistema.
Criação de código QR junto à escultura, com vídeos sobre o Lobo-Ibérico, uma espécie protegida em Portugal, essencialmente devido ao seu papel crucial na conservação da biodiversidade e no funcionamento dos ecossistemas.
Reprodução do projeto em outras turmas, promovendo o reaproveitamento de resíduos como prática recorrente.
Ligação interdisciplinar com ciências, educação visual e cidadania.
Escolha da Espécie:
Escolhemos o lobo-ibérico como tema da nossa escultura por ser uma espécie emblemática da fauna portuguesa e um símbolo da vida selvagem que precisa de proteção. Este animal, que vive principalmente no norte e centro de Portugal, está ameaçado devido à destruição do seu habitat e à ação humana.
Ao representá-lo com materiais reciclados, quisemos alertar para a importância de preservar a biodiversidade e mostrar que, através da reutilização de resíduos eletrónicos, podemos contribuir para um planeta mais equilibrado e sustentável. O lobo-ibérico representa também a força, a liberdade e a ligação à natureza — valores que queremos transmitir com o nosso trabalho.

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