Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Constrói o teu Depositrão
(todos os graus de ensino, sem escalões)
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Turmas do 1ºA, 1ºB e 1ºC da EB nº1 de Arganil.
Idades: 6 e 7 anos
Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Na construção do nosso depositrão foram utilizados diversos materiais reciclados, cuidadosamente selecionados para dar forma, estrutura e personalidade à peça, sempre com o objetivo de promover a reutilização e a consciência ambiental.
1. Caixas de Cartão de Eletrodomésticos
Foram utilizadas como estrutura principal do depositrão. Estas caixas, provenientes de embalagens de eletrodomésticos, permitiram criar o corpo da peça, servindo como base para o formato desejado.
2. Madeira de Paletes
Vários pedaços de madeira reciclada de paletes foram aproveitados para construir uma base sólida. A madeira foi cortada, ajustada e unida de forma segura, permitindo que suportasse o peso da estrutura e contribuísse para a estabilidade do depositrão.
3. Rodas Reutilizadas
Na base de madeira foram aplicadas rodas reaproveitadas, o que permitiu dar mobilidade ao depositrão, facilitando o seu transporte e tornando-o uma peça dinâmica e funcional.
4. Jornal Usado
O corpo do depositrão foi revestido com várias camadas de jornais velhos, colados com cola branca, através da técnica de papel machê. Este material contribuiu para reforçar a estrutura, além de ser uma excelente forma de reutilizar papel que, de outra forma, seria descartado.
5. Tampas de Plástico
Foram utilizadas tampas plásticas de garrafas para formar os olhos do depositrão, dando-lhe um ar expressivo e divertido.
6. Fios Usados
Foram reaproveitados fios elétricos ou de outros equipamentos inutilizados para criar os bigodes do depositrão. Estes foram moldados e fixados de forma criativa na zona do "rosto".
7. Tubo de Exaustor Usado
Um tubo de exaustor velho, já sem utilidade, foi reutilizado como rabo da peça, conferindo-lhe um toque original e reforçando a mensagem de reutilização de objetos que normalmente seriam considerados lixo.
Estes materiais foram utilizados de forma criativa e funcional, demonstrando que com imaginação, colaboração e consciência ambiental, é possível dar nova vida a resíduos, transformando-os numa peça educativa e útil como o nosso depositrão.
Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
1. Equipamentos Informáticos e de Telecomunicações
o Exemplo: computadores, impressoras, telemóveis, tablets, carregadores, cabos e ratos de computador.
2. Aparelhos de Som e Imagem
o Exemplo: televisores, rádios, leitores de DVD, colunas, consolas de jogos.
3. Ferramentas Elétricas ou Eletrónicas
o Exemplo: berbequins, aparafusadoras, serras elétricas (exceto equipamentos industriais fixos de grandes dimensões).
4. Equipamentos de Iluminação
o Exemplo: lâmpadas fluorescentes, LEDs, candeeiros (exceto lâmpadas incandescentes e halogéneo que não são recicláveis).
5. Brinquedos, Equipamentos Desportivos e de Lazer com Componentes Elétricos
o Exemplo: carrinhos telecomandados, consolas portáteis, trotinetas elétricas.
6. Pilhas e Baterias Usadas
o Incluindo pilhas comuns, recarregáveis e baterias de equipamentos portáteis.
Importante:
• Não devem ser colocados resíduos perigosos como óleos, medicamentos, toners ou eletrodomésticos com grandes dimensões (como frigoríficos e máquinas de lavar). Estes
Memória Descritiva:
O projeto de construção do nosso Depositrão foi desenvolvido ao longo de várias sessões, envolvendo com entusiasmo e dedicação as três turmas participantes. Desde o início, as professoras procuraram envolver todos os alunos, começando por explicar de forma clara e motivadora o objetivo deste projeto: construir um recipiente criativo e funcional para a recolha de pequenos resíduos elétricos e eletrónicos, contribuindo para a proteção do ambiente e para a promoção da reciclagem.
1. Apresentação inicial do projeto
Na primeira fase, as professoras reuniram as turmas e apresentaram o conceito de depositrão, bem como a sua importância ecológica. Explicaram que o objetivo era não só construir um recipiente útil, mas também desenvolver um projeto artístico, colaborativo e consciente. Foi ainda feita uma pequena sensibilização sobre os resíduos que podem ser colocados num depositrão, como pilhas, cabos, pequenos aparelhos elétricos, entre outros.
2. Criação dos modelos em papel
Seguidamente, cada aluno teve a oportunidade de dar largas à sua criatividade. Individualmente, desenhou numa folha A4 uma proposta de modelo para o futuro depositrão, refletindo não só a parte estética, mas também aspetos funcionais, como aberturas para inserir resíduos ou compartimentos diferenciados.
Após a apresentação de todos os modelos à turma, realizou-se uma votação democrática. Os alunos escolheram o modelo que consideraram mais interessante, funcional e divertido, que passou então a ser a base de trabalho para a construção final.
3. Construção da estrutura
Com o modelo eleito, passou-se à fase prática. Foram recolhidas várias caixas de cartão de eletrodomésticos, de diferentes tamanhos, que foram cuidadosamente escolhidas e agrupadas. Com muito empenho e espírito de equipa, os alunos, organizados em pequenos grupos, começaram por unir as caixas, utilizando fita adesiva larga para garantir estabilidade e uma boa base estrutural.
Para garantir ainda mais firmeza e funcionalidade ao nosso projeto, foi criada uma base sólida feita com pedaços de madeira de paletes, que foram cuidadosamente cortados, lixados e unidos. Esta base permitiu suportar toda a estrutura com segurança. Além disso, foram colocadas rodas na base, o que permite que o nosso depositrão se possa mover, ganhando vida e mobilidade, facilitando também o seu transporte para diferentes espaços da escola.
4. Revestimento com jornal e cola branca
Após a montagem da estrutura e da base, foi necessário reforçá-la. Para isso, os alunos utilizaram a técnica de papel machê, aplicando várias camadas de jornais embebidos em cola branca sobre toda a superfície do depositrão. Esta fase exigiu paciência e algum cuidado, pois era importante deixar secar bem cada camada antes de aplicar a seguinte, garantindo assim uma estrutura sólida e duradoura.
5. Pintura da peça
Com a peça já revestida e seca, avançou-se para a pintura, uma das etapas mais criativas do processo. Foram escolhidas cores vivas e apelativas, que chamassem à atenção de todos os que passassem pelo local onde o depositrão será colocado. A pintura foi feita com pincéis e tintas apropriadas, com grande atenção aos pormenores.
6. Decoração e personalização
A fase final consistiu na decoração do depositrão, utilizando materiais reciclados, de forma a reforçar a mensagem ecológica do projeto.
• Para os olhos, foram reutilizadas tampas de plástico;
• Os bigodes foram criados com fios usados, cuidadosamente torcidos e colados;
• O rabo foi construído a partir de um tubo de exaustor reciclado, o que deu um toque divertido e original à peça.
Outros elementos decorativos foram acrescentados, respeitando a criatividade dos alunos e valorizando a reutilização de materiais.
Conclusão
A construção do nosso depositrão foi um processo pedagógico, criativo e profundamente colaborativo. Todas as fases foram realizadas com grande envolvimento, alegria e sentido de missão por parte dos alunos. Ao longo deste projeto, os alunos não só desenvolveram competências técnicas e artísticas, como também reforçaram valores como o respeito pelo ambiente, a cooperação, a criatividade e a cidadania ativa.
O nosso Depositrão não é apenas um contentor para resíduos – é o resultado de um trabalho de equipa com significado ecológico, construído com esforço, imaginação e espírito de comunidade. A sua base com rodas permite que se mova com facilidade, tornando-se uma peça dinâmica e viva, pronta a inspirar boas práticas ambientais em toda a escola.
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